No mundo corporativo, é muito comum falarmos sobre planejamento estratégico, ou seja, a missão, visão e valores da empresa, que justificam a existência dela e estabelecem estratégias para ela alcançar seus objetivos. Mas você sabia que na vida pessoal também devemos ter bem definido o nosso planejamento estratégico? Você sabe qual a sua missão, visão e valores pessoais?
A missão de vida é o papel que você desempenha no mundo, a razão pela qual você acorda todos os dias. Visão de vida é o que você espera do seu futuro, o que você deseja SER, TER ou FAZER num determinado período de tempo, por exemplo: 1, 3 ou 5 anos. Valores pessoais são as coisas que são importantes para nós, as características e comportamentos que nos motivam e guiam nossas decisões.
Clarificar essas questões é o primeiro passo para que o seu planejamento estratégico pessoal e de carreira, seja baseado em quem você realmente é e no seu propósito de vida. Ao fazer essa análise você aumenta suas chances de sucesso e evita arrependimentos com tempo perdido na realização de atividades sem sentido.
Nem sempre é fácil encontrar essas respostas, afinal, não somos incentivados a pensar nessas questões. Por vezes, ouvimos que carreira e trabalho devem apenas nos sustentar, pagar nossas contas. Mas é preciso trabalhar com proposito, com o que nos dá prazer e satisfação, e claro, que pague nossas contas.
Investir em autoconhecimento é a chave, pois para se desenvolver, o profissional precisa se conhecer, entender seus pontos fortes, suas crenças, ter consciência de suas vulnerabilidades, ser responsável pelas suas ações e escolhas, para só então agir de acordo com o que planeja para sua carreira. Por isso, se conheça cada vez mais, conecte-se com sua essência, entenda seu propósito. Assim, sua carreira será realmente uma fonte de alegria e satisfação pra você!
** Flavia Silva é Gestora de recursos humanos, especialista em gestão de pessoas com ênfase em psicologia organizacional, analista de perfil comportamental, palestrante e trainer comportamental, Coach de carreira e colunista da Unitreina Educacional
A importância do planejamento estratégico pessoal