Sobre o curso
O curso procura incorporar as grandes transformações e as mudanças na economia global e em especial na realidade econômica brasileira no aprimoramento de profissionais críticos e comprometidos com a sociedade. A sua matriz curricular observa e incorpora novas tendências empresariais e institucionais, respeitando-se as exigências contidas nas diretrizes curriculares nacionais.
O curso tem comprometimento com o estudo da realidade mundial e brasileira, levando em consideração uma sólida formação teórica, histórica e instrumental, atendendo ao pluralismo metodológico, em consonância com as diversas correntes do pensamento econômico e paradigmas diversos. Além disso dá ênfase nas inter-relações dos fenômenos econômicos com o lado social que está inserido, destacando a ética no exercício da profissão e da responsabilidade social, indispensáveis no mundo contemporâneo.
Objetivo Geral
O Licenciado em Filosofia é o profissional que auxilia na formulação e na proposição de soluções de problemas nos diversos campos do conhecimento e, em especial, na educação, área em que colabora na formulação e na execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares, bem como na utilização de tecnologias da informação, da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores.
Além disso, ele contribui para desenvolver a consciência crítica no campo histórico e sociopolítico e colabora na interpretação de textos teóricos em diversas áreas do conhecimento, com base em conhecimentos da técnica hermenêutica e no aprimoramento das práticas investigativas.
Estimula o desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe e a interpretação das questões referentes à significação da existência, da diversidade, da ciência e das produções culturais e artísticas.
Mercado de Trabalho
O filósofo é o pensador que se debruça sobre questões da ética (o bem e o mal), estética (o “belo”), epistemologia (formas e natureza da produção de conhecimento) e da política. A partir da especulação e da argumentação, o filósofo busca destrinchar a natureza e as condições das ideologias, dos valores humanos, da “verdade”, das ciências, das relações humanas.
A maior área de atuação é o ensino de Filosofia, tanto no ensino médio como no ensino superior. Para ser professor de ensino médio é necessária a licenciatura. Para lecionar em faculdades o graduado deve realizar estudos de pós-graduação – mestrado e doutorado.
Outras possibilidades são trabalhar com crítica de arte/literatura, análise do comportamento e da sociedade em órgãos de imprensa, produzir e editar textos reflexivos sobre temas pertinentes à área e eventualmente em empresas e instituições que desejem refletir sobre aspectos éticos. O Filósofo por ter visão ampla pode ajudar no planejamento de empresas e governos.
MODALIDADE
ONLINE: Videoaulas + Material em PDF
Documentos para Matrícula
Ainda com dúvidas? Fale pelo Whatsapp com nossos especialistas
Filosofia